A Segurvez Segurança Privada desenvolveu uma Solução Integrada de Segurança que possibilita a monitorização, controlo e verificação do cumprimento das medidas implementadas pela Autarquia nos espaços lúdicos da sua responsabilidade.
A utilização de praias ou piscinas constituem espaços de lazer frequentemente visitados na época balnear, pelo que, considerada a atual conjuntura originada pelo evento pandémico, importa rever os procedimentos implementados para o acesso e utilização destes espaços, sob pena de perigar os resultados obtidos no controlo da pandemia.
O controlo de acessos e permanência nos referidos espaços constitui o meio de assegurar o cumprimento das medidas determinadas pelas Autoridades com especial ênfase nas regras de circulação nos acessos, de forma a evitar o cruzamento de pessoas, às instalações balneares e ocupação de espaço de lazer, com respeito pelo distanciamento físico recomendado.
A Segurvez Segurança Privada desenvolveu uma Solução Integrada de Segurança que possibilita a monitorização, controlo e verificação do cumprimento das medidas implementadas pela Autarquia nos espaços lúdicos da sua responsabilidade.
A Solução Integrada é composta por Segurança Humana e/ou Solução IoT que, individualmente ou em conjunto, consoante o modelo securitário selecionado, permite implementar medidas de controlo de acessos, permanência e rateamento de forma a assegurar maior rotatividade dos espaços.
A integração da Segurança Humana e da Solução IoT exponencia a segurança do espaço possibilitando-se a intervenção célere do Agente de Segurança Privada que auxilia na coleta de informação impercetível à inteligência artificial do sistema implementado no espaço. A capacidade, sensibilidade e celeridade do Agente de Segurança Privada complementa a Solução IoT tornando-a uma proteção mais abrangente e apta a detetar e dirimir eventuais conflitos.
A Segurança Humana acompanha a evolução tecnológica e dota os seus Agentes de Segurança Privada de dispositivos tecnológicos, sensores inteligentes e sistemas operativos integradores da prestação de serviço.
O Agente de Segurança Privada, equipado com sistema operacional SGV 4.0, direciona a sua atuação em conectividade permanente com o Centro de Coordenação, que o escolta através do sistema de posicionamento por satélite, suporta e monitoriza em tempo real as operações executadas por meio da plataforma web. O acompanhamento das ações executadas pelo Agente de Segurança Privada com auxílio de áudio e imagem, assegura que o profissional possua mecanismos céleres de solicitar colaboração imediata, sem descurar a restante proteção.
A coleta anonimizada de dados possibilita analisar condutas anteriores e antecipar comportamentos ou ocorrências, retificar procedimentos e, através da validação de dados, anular a margem de erro e fornecer informações precisas que permitem a adoção de medidas estratégicas e corretivas.
A Segurança Humana constitui um fator securitário primordial que, dado o carácter especial da proteção, promove a intervenção imediata. Nas zonas de acesso devidamente delimitadas o controlo de movimentos de entrada e saída através do sistema operacional SGV 4.0 permite consultar em tempo real a lotação do espaço e a atuação imediata do Agente de Segurança Privada no bloqueio e desbloqueio de acessos.
Os Agentes de Segurança Privada podem, através da plataforma web, emitir e/ou receber alertas para situações de emergência, como são os frequentes casos de alerta de criança perdida ou criança sem acompanhante encontrada.
A interação das várias entidades públicas e privadas contribui inexoravelmente para o sucesso da operativa, ciente da relevância da interoperabilidade a Segurvez Segurança Privada contemplou no sistema operacional SGV 4.0 um canal dedicado às entidades competentes. Na área de entidades competentes consultam, gerem e acompanham o fluxo operacional conjuntamente com o Centro de Operações, com possibilidade de criar e monitorar Sala de Operações Virtual (VOR - Virtual Operating Room).
O Agente de Segurança Privada pode, a título meramente exemplificativo, no decurso das suas funções, verificar uma situação que careça da intervenção do Nadador-salvador e emitir alerta gerador de sequência de operações previamente determinadas, inclusive conexão ao Instituto de Socorro a Náufragos.
Aliar as inegáveis potencialidades da Segurança Humana às infindáveis capacidades de recolha de
informação através de sensores conectados eleva o índice de fiabilidade da solução securitária.
A conexão à Internet de múltiplos sensores equipados com tecnologia que permite a captura,
análise e envio para plataforma centralizada, transforma-os em ativos inteligentes que
comunicam com a restante solução securitária.
A Solução IoT é composta por diversos sensores, nomeadamente sensor de contagem de pessoas, câmara inteligente (com tecnologia AI), sensor de temperatura da água, sensor do nível de água, sensor de temperatura, sensor de humidade, sensor de velocidade do vento e sinalética luminosa que indique a disponibilidade do espaço (acesso autorizado ou interdito).
Os dados anonimizados recolhidos pelos diversos sensores viabilizam a análise conjunta da lotação do espaço em determinado momento e previsibilidade da lotação em função das condições meteorológicas.
A câmara inteligente permite criar linhas virtuais para disposição de pessoas na zona de lazer (areal), sinalizar os acessos de banhistas a zonas não permitidas e emitir alerta para o aplicativo do Agente de Segurança Privada que intervém imediatamente.
A Solução IoT integrada com a componente de Segurança Humana que, devidamente atualizada, executa os comandos estabelecidos permite a utilização dos espaços lúdicos em absoluta segurança.
O carácter especial da proteção devido às condicionantes geradas pelo evento pandémico e imperatividade de minorar o risco de contágio impõe que a solução securitária a adotar se revele eficaz, fiável e segura.
A Segurvez Segurança Privada projeta as soluções securitárias a longo prazo prevendo as carências de segurança além do projeto inicial possibilitando que, a partir de uma primeira solução, se atinjam aplicações passíveis de alocação a funcionalidades diversas. Imbuída deste espírito projetou a Solução IoT à medida das necessidades de segurança das zonas balneares em períodos de invernia no qual a antecipação de inundações, extravasamento de represas, subidas de marés ou outros fenómenos idênticos constitui um inegável benefício.
Os dados disponibilizados em tempo real proporcionam a análise imediata da
lotação dos espaços lúdicos, dos serviços disponíveis nas imediações e receção
de notificações. O Utilizador seleciona o espaço balnear de acordo com as suas
preferências por tipo e características do espaço e informações fornecidas
pelo Município.
O processo de decisão do Utilizador é agilizado em função do dinamismo,
segurança e pertinência das informações fornecidas na app. A experiência do
Utilizador é fortalecida pela mobilidade, precisão de dados e inovação no
modelo de gestão dos espaços de lazer, o que conduz naturalmente ao aumento
do índice de satisfação e interatividade com o Município.
Permite a consulta online da lotação do espaço balnear, evitando, desta forma, deslocações desnecessárias, aglomerados nos acessos e minora a ocorrência de conflitos.
Permite a consulta de estados de interdição do espaço por razões de saúde pública, qualidade da água ou outras.
O Utilizador pode submeter denúncia ou reclamação de situações de inconformidade ou efetuar sugestões para melhoria de procedimentos.
Gera notificações de alerta em caso de emergência: criança perdida, criança sem acompanhante encontrada; incêndio em zona inserida em parque; ou outras situações de emergência.
Divulgação de informações relevantes para o Utilizador selecionar locais para Ver, Fazer, Comprar, Comer e Dormir.
Indicação de temperatura ambiente, nível de humidade, sensação térmica, índice UV.
O Utilizador que verifique uma situação que coloca em risco a segurança dos restantes Utilizadores pode submeter um alerta, cuja avaliação e divulgação é efetuada pela empresa. Ver mais... Os alertas podem relacionar-se com existência de vidros, acumulação de resíduos ou outras situações potencialmente geradoras de riscos.
A disponibilização de dados atualizados em tempo real promove a interação com os espaços da
Autarquia, conduzindo à fruição dos espaços balneares em segurança.
A aplicação não recolhe dados pessoais. O uso da app é simples e funcional. O cidadão só tem
que utilizar o seu smartphone para aceder às informações referentes aos espaços balneares
da Autarquia.
Adicionalmente a aplicação contém as mensagens, alertas e conteúdos considerados
relevantes pela Autarquia para divulgação de alertas de segurança, comércio tradicional
e datas de relevo.
A análise dos dados anonimizados recolhidos pela app fornecem à Autarquia
relatórios estatísticos relevantes para a afetação de recursos, reorganização
de procedimentos e estruturação de serviços.
Permite a consulta online da lotação do espaço balnear, evitando, desta forma, deslocações desnecessárias, aglomerados nos acessos e minora a ocorrência de conflitos.
A Autarquia pode notificar a população de alertas revelantes, nomeadamente os relacionados com a Proteção Civil, Mensagem do Presidente, Datas Comemorativas, etc.
Gera notificações de alerta em caso de emergência: criança perdida, criança sem acompanhante encontrada; incêndio em zona inserida em parque; gestão de conflitos no espaço.
A interdição imediata do espaço constitui um mecanismo célere de cessar os acessos ao espaço sempre que determinado por razões de ordem pública, qualidade da água ou outras que possam perigar o bem-estar dos Utilizadores.
A Autarquia pode aceder a histórico de infrações discriminadas por espaço.
A submissão de alertas de segurança pelos Utilizadores incrementa os níveis de fiabilidade, confiança e parceria com a Autarquia, constituindo um elo que poderá gerar interações futuras. Os alertas podem relacionar-se com existência de vidros, acumulação de resíduos ou outras situações potencialmente geradoras de riscos.
DADOS METEOROLÓGICOS
Indicação de temperatura ambiente, nível de humidade, sensação térmica, índice UV.
AFLUÊNCIA
Previsão de fluxos por dia ou hora mediante a afluência em períodos anteriores conjugada
com as condições meteorológicas e temperatura da água.
MONITORIZAÇÃO
Monitorização de afluência de acessos ao Município.
ANÁLISE DE FLUXOS
Análise de tipologia de acessos com distinção de género, grupos ou famílias.
Avaliação de fluxos diários que permitam gerir os recursos afetos aos espaços para
desinfeção e higienização do espaço.
A Autarquia pode tomar conhecimento das denúncias ou reclamações de situações de inconformidade ou efetuar sugestões para melhoria de procedimentos reportadas pelos Utilizadores.
A História, Gastronomia e Locais de Interesse ocupam lugar de destaque na aplicação para que o Município possa divulgar informação de relevo para os Utilizadores.
Na app podem ser divulgadas informações turísticas e promover o comércio tradicional. História, Locais de interesse, Gastronomia, Cultura.
Para mais informações: